25.6.09

O SERVIÇO SOCIAL NA DITADURA


Em plena ditadura do ano de 1965/1973, o período de Reconceitualização, foi breve, mas de grande impacto, pois até hoje nos influencia, terminou porque o ambiente político com várias ditaduras era hostil aos movimentos sociais e operários não tendo como se desenvolver.

Vários setores sociais se mobilizaram contra o movimento do Capitalismo (movimento operário de massas populares) o Assistente Social acreditava ter outro papel dentro da sociedade.

A ditadura permitiu um processo de critica mais avançado nos anos 60, a Reconceitualização aparece como modernizadora do Serviço Social. 1965, início da Reconceitualização no Brasil, onde os Assistentes Sociais desenvolvimentistas se unem para discutir o processo de desenvolvimento da comunidade e surgiu críticas a prática tradicional do Serviço Social (no 1º Seminário Regional de Serviço Social).Ao mesmo tempo, no mesmo ano, foi criada a ALAERTS, muito importante também no processo de Reconceitualização. São 03 (três) os fatores que denominam o Serviço Social no processo de Reconceitualização:

1. Crise das Ciências Sociais

2. Renovação da Igreja Católica

3. Movimento Estudantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário